Festival de cinema na Baixa do Porto arranca no dia 26

Porto/Post/Doc 2016

Ao chegar à sua terceira edição, o Porto/Post/Doc volta a propor um festival de cinema de dimensão internacional, centrado nas novas formas do cinema contemporâneo, com especial ênfase no documentário. Serão nove dias e mais de cem atividades, divididas entre sessões, com filmes de diversos temas, debates, oficinas, aulas de cinema e festas.

Em 2016, o centro da programação é o cinema sensorial, conceito que convoca as mais recentes tecnologias digitais e abordagens inovadoras ao mundo, mas o grande foco estará na retrospetiva que o festival dedica ao Sensory Ethnography Lab, da Universidade de Harvard, um dos laboratórios de documentários mais entusiasmantes da última década.

Também o Fórum do Real será dedicado a este tema – o cinema e a experiência sensorial -, com debates entre académicos, programadores, críticos e cineastas. Serão ainda exibidos os filmes poéticos da cineasta checa Jana Ševcíková, que tem investigado certas comunidades esquecidas do Leste Europeu – está é a primeira vez que se faz uma retrospetiva de Jana Ševcíková em Portugal.

Fotografia de Porto/Post/Doc
Fotografia de Porto/Post/Doc

Programação

Este ano o Porto/Post/Doc quer ir mais longe, sobretudo no seu objetivo de formação de públicos, apresentando uma edição alargada do School Trip, com duas novidades essenciais: o Mini – um programa dedicado aos mais pequenos, com oficinas e sessões de cinema -, e a Competição de Escolas – uma seleção de treze títulos com filmes produzidos em escolas portuguesas ou por estudantes portugueses.

De 26 de novembro a 4 de dezembro, o Porto/Post/Doc animará a Baixa do Porto com uma oferta do melhor cinema contemporâneo. Serão exibidos filmes inovadores, com histórias inéditas, feitos por cineastas que arriscam, mostrando como o nosso mundo tanto vive numa convulsão de conflitos sociais, como na beleza das relações humanas.

Onde: Teatro Rivoli, Passos Manuel e Maus Hábitos
Quando: Entre 26 de novembro e 4 de dezembro
Quanto: Os bilhetes para o festival custam 4 euros por sessão (dois euros
para menores de 18 anos e maiores de 65 anos). A entrada é livre para o Fórum
Real, Happy Hours e Transmission Parties

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s