Os 8 eventos a não perder neste fim de semana no Porto

Quando chega o fim de semana queremos sempre saber quais são os eventos que vão acontecer…

…o webook Porto dá-te algumas sugestões!

Conhece os 8 eventos que não podes perder no Porto, entre 11 e 13 de novembro, com o webook Porto.


1. Matosinhos – 15º aniversário da National Geographic Portugal

 

A edição portuguesa da revista National Geographic comemora este mês 15 anos de existência e os festejos estão marcados para Matosinhos. O programa arrancou na quarta-feira, dia 9 de novembro, no Teatro Municipal de Matosinhos – Constantino Nery, onde decorreu uma palestra em torno das fotografias que ilustram a publicação e as histórias que estão por trás delas.

Do fundo do oceano à montanha mais alta, da floresta mais densa ao deserto mais remoto, os fotógrafos da National Geographic Portugal viajarão por algumas das imagens mais marcantes de quinze anos de edições da revista. Alguns destes momentos poderão ser vistos, de resto, a partir do dia 12, sábado, na exposição que será inaugurada, pelas 18h, na galeria Manifesto.

Fotografia de Veselin Malinov/National Geographic
Fotografia de Veselin Malinov/National Geographic
Onde: Teatro Municipal de Matosinhos e Mercado Municipal de Matosinhos
Quando: Entre 9 e 12 de novembro
Quanto: Entrada livre

2. Museu da Quinta de Santiago – “3 ASEs. Augusto Gomes, António Carneiro, Agostinho Salgado”

 

Os três mestres da pintura de Matosinhos – Augusto Gomes, António Carneiro e Agostinho Salgado – vão voltar a estar juntos numa exposição. De 10 de novembro a 31 de dezembro, o Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, acolhe a mostra “3 ASES. Augusto Gomes, António Carneiro, Agostinho Salgado”, que reunirá quatro dezenas de obras destes artistas, algumas das quais vão poder ser vistas pela primeira vez.

Autores com uma obra intrinsecamente ligada a Matosinhos e realizada, no essencial, durante a primeira metade do século XX, os AAA estão amplamente representados na coleção de arte da Câmara Municipal de Matosinhos, que possui um total de 115 pinturas, desenhos e esculturas dos três artistas plásticos.

Fotografia de Câmara Municipal de Matosinhos
Fotografia de Câmara Municipal de Matosinhos
Onde: Museu da Quinta de Santiago
Quando: Entre 10 de novembro e 31 de dezembro
Quanto: Mais informações disponíveis através do museuqsantiago@cm-matosinhos.pt

3. Porto – “África Mostra-se”

 

O Porto vai receber, pela primeira vez, “África Mostra-se”, um evento de cinema e arte que terá lugar na próxima sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de novembro, em vários locais da cidade. Tendo como base o cinema, “África Mostra-se” promove várias iniciativas em torno de manifestações culturais africanas dentro e fora do continente – sessões de cinema, exposições de fotografia, pintura, escultura, dança, música, entre outros.

A inauguração decorrerá em dois dias: na sexta-feira, com a Mostra de Cinema e Culturas Africanas no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret, e no sábado, com uma exposição de pintura, escultura, cerâmica e fotografia na QuadraSoltas –  esta última, está integrada na programação das inaugurações de Miguel Bombarda. O programa estende-se até dia 7 de janeiro.

Imagem de Câmara Municipal do Porto
Imagem de Câmara Municipal do Porto
Onde: Auditório da Biblioteca Almeida Garret e QuadraSoltas
Quando: Sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de novembro
Quanto: Entrada livre

4. Faculdade de Belas Artes do Porto – Exposição de cartazes do Cinanima

 

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto inaugura, na próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, uma exposição dedicada à colaboração do designer João Machado com o festival Cinanima. A exibição, com curadoria de Rui Mendonça, mostra os 40 cartazes de João Machado para as 40 edições do Cinanima desde o seu início em 1977.

Incluída na programação do Cinema de Bairro da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a exposição “40 Anos. Cinanima. João Machado” estará patente até ao dia 28 de janeiro e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 14h30 às 18h30.

Imagem de Câmara Municipal do Porto
Imagem de Câmara Municipal do Porto
Onde: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Quando: Sexta-feira, dia 11 de novembro, às 18h
Quanto: Entrada livre

5. Teatro Rivoli – Ante-estreia do filme “Porto, Mon Amour”

 

Inicialmente intitulado “Porto, Mon Amour” e realizado por Gabe Klinger, tem ante-estreia marcada para o próximo sábado, às 21h30, no Rivoli. Trata-se do primeiro filme comercial de grande distribuição rodado no Porto, em 2015, com o apoio à produção por parte da autarquia, tendo feito parte da secção competitiva do recente Festival de Cinema de San Sebastian.

A sessão especial do filme, que chegará brevemente ao circuito comercial com o título “Porto”, e a que assistirão o realizador e a atriz principal, a estrela francesa Lucie Lucas, contará também com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto e de alguns convidados institucionais. Os bilhetes para a plateia só serão colocados à venda no próprio dia.

Frame do filme "Porto, Mon Amour"
Frame do filme “Porto, Mon Amour”
Onde: Teatro Rivoli
Quando: Sábado, dia 12 de novembro, às 21h30
Quanto: n/a

6. Quarteirão de Miguel Bombarda – Inaugurações de Bombarda

 

No próximo sábado, dia 12 de novembro, o Quarteirão de Miguel Bombarda vai receber o sexto e último ciclo de inaugurações de arte contemporânea deste ano. A partir das 16h, o público poderá conhecer novas exposições no interior de 15 galerias do chamado Bairro das Artes do Porto e ainda desfrutar das várias propostas de animação preparadas para as ruas.

Além das 15 galerias que vão inaugurar exposições, haverá um mercado de crianças, uma perfomance artística, um workshop de impressão, visitas guiadas (a pé e de tuk-tuk) e ainda um “instameet“. O evento, com grande tradição na cidade, é promovido pela Câmara Municipal do Porto, em conjunto com a Bombarda Porto Art District.

Fotografia de Filipa Brito
Fotografia de Filipa Brito
Onde: Rua Miguel Bombarda - Porto
Quando: Sábado, dia 12 de novembro, às 16h
Quanto: Entrada livre

7. Edifício Transparente – Pink Market

 

O Pink Market está de volta ao Edifício Transparente e à Praia Internacional do Porto para mais um mercado de arte, criatividade e vintage com uma edição especial de São Martinho.

Este evento vai contar com a programação de várias atividades, tais como a dança oriental, a cargo de Raks Gia Zayn, os workshops, ministrados pela Brilharte, e um desfile de moda infantil da Monpetitcoinrose.

Fotografia de Pink Movement
Fotografia de Pink Movement
Onde: Edifício Transparente
Quando: Sábado e domingo, dias 12 e 13 de novembro, das 11h às 18h
Quanto: Entrada livre

8. Coliseu do Porto – Cuca Roseta

 

A voz de Cuca Roseta chega, pela primeira vez, ao palco do Coliseu do Porto para um concerto de celebração de carreira. A fadista, uma das mais aclamadas vozes da nova geração, revisita os temas mais marcantes e traz as sonoridades de Riû, o seu terceiro álbum de estúdio.

Produzido por Nelson Motta, o disco, que se define como um encontro entre a canção portuguesa e a música popular brasileira, conta com as colaborações de músicos como Jorge Palma, Sara Tavares, Júlio Resende, Mário Pacheco, João Gil, Jorge Drexler, Ivan Lins e do próprio Nelson Motta.

Cartaz de Cuca Roseta
Cartaz de Cuca Roseta
Onde: Sala principal do Coliseu do Porto
Quando: Sábado, dia 12 de novembro, às 21h30
Quanto: Mais informações disponíveis aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s