Melhores teatros da Europa reúnem-se no Porto

Convidados pelo TNSJ

“Bem-vindos ao país mais longíquo da Europa por um fim-de-semana onde se traduz em cena Karl Kraus, Fiódor Dostoiévski, Guillermo Calderón, Jean-Pierre Sarrazac, Joseph Danan, Samuel Beckett, Gregory Motton, Alvaro Garcia de Zuñiga, Rui Pina Coelho”. É assim que Nuno Carinhas, diretor artístico do Teatro Nacional Sâo João (TNSJ), abre a casa à União dos Teatros da Europa (UTE), uma organização que congrega os mais importantes teatros europeus.

Entre 17 e 20 de novembro, cerca de 30 membros das instituições culturais europeias têm a oportunidade única de conhecer coproduções e produções nacionais do Teatro Nacional São João, bem como assistir a uma mesa-redonda com nomes sonantes do pensamento económico e social. Esta é a segunda vez que a UTE se “transfere” para o Porto, sendo que o TNSJ é o único representante nacional da organização há quase 14 anos e membro do Conselho de Administração.

No último dia do evento, realiza-se a Assembleia-Geral da UTE, à porta fechada, onde vão ser discutidas e votadas as decisões mais importantes sobre o futuro da União dos Teatros da Europa, que agrega países como Itália, Alemanha, Bulgária, França, Grécia, Israel, Luxemburgo, República Checa, Rússia, Sérvia ou Hungria, num total de 18 membros.

Fotografia de Teatro Nacional São João
Fotografia de Teatro Nacional São João

O teatro e a sociedade

Durante o evento, os representantes refletem também sobre as questões relevantes para as sociedades em que se inserem e sobre o papel do teatro, sendo que estas são oportunidades únicas de intercâmbio e de aprendizagem sobre as atividades de cada um e de criação de novos projetos.

As presenças de Michal Dočekal, do Teatro Nacional de Praga e presidente da UTE, de Sergio Escobar, diretor do Piccolo Teatro di Milano e vice-presidente da UTE, e de Ruth Heynen, diretora da organização, já estão confirmadas.

Onde: Teatro Nacional Sâo João, Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória
Quando: Entre 17 e 20 de novembro
Quanto: Mais informações disponíveis aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s