Surf Leça: a loja de surf que também é uma galeria de arte

Outra forma de ver o surf

“Se o surf é uma realidade de Leça porque não vê-lo de uma forma artística?” Este foi o ponto de partida de Filipa Costa, licenciada em História da Arte, para introduzir um conceito inovador na Surf Leça – Art Gallery, Surf shop & Rental, um espaço que estava acostumado a ser uma loja de surf e onde se alugava equipamento para a prática da modalidade. O espírito empreendedor veio do seu pai, Francisco Costa, fundador e ex-proprietário da primeira loja de surf em Leça da Palmeira.

A Surf Leça está instalada a poucos metros de distância da praia, numa das avenidas mais concorridas de Leça da Palmeira, e dá oportunidade aos clientes de visitar exposições de arte, comprar material técnico novo e usado (pranchas, streps, quilhas, capas, decks, botins), roupa (não só exclusivamente para amantes de surf visto que as edições de artistas, assim como a temática boho chic, são constantes no espaço), calçado, decoraçãoartesanato urbano ou alugar uma prancha de surf ou de bodyboard.

Com um ambiente que se pretende ser descontraído e sobretudo cómodo – dai a opção pelo mobiliário vintage e retro que herdou dos seus avós e que combina perfeitamente com o conceito -, a Surf Leça promove a cultura do surf, sem esquecer o bodyboard, o skate, o snowboard, o yoga, a meditação e a street art.

As iniciativas

Desde abril de 2012 que a Surf Leça tem realizado várias exposições, participado em mercados de arte, eventos relacionados com o surf e ações ambientais. Do seu acervo artístico, fazem parte nomes como Catarina Machado, Tó Mané, Marcela de Navascués, Isabel Monteiro, Nazaré Álvares, Marita Forss, Filipa Costa, João Pedro Rocha, Bart, Catarina Castro e Elena Grib.

No futuro, está prevista a realização de workshops, intervenções urbanas, aulas de yoga e meditação, sessões de cinema, ações de beneficiência e parcerias com entidades ligadas ao desenvolvimento do turismo e da cultura do surf na região. A Surf Leça está ainda disponível para receber portefólios de jovens artistas, desde que relacionados com a temática da loja.

Morada: Avenida da Liberdade, 44 - Leça da Palmeira
Horário de funcionamento: Terça-feira a sábado, das 10h30 às 19h, e 
domingo, das 10h30 às 14h

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s