Quiosque da Ramadinha, o novo morador da Praça Carlos Alberto

Recuperar a tradição

Foi originalmente edificado no antigo Largo de Santo André (que hoje conhecemos por Praça dos Poveiros) e é um dos seis quiosques que ainda continuam a tentar sobreviver à atualidade – entre a década de setenta do século XIX e o início do século XX, chegaram a ser mais de 60 os pontos de venda que ocupavam as ruas da cidade do Porto com livros, revistas, bebidas, frutas, flores ou tabaco.

Embora deva a sua designação ao Largo da Ramadinha, local que o acolheu desde 1948, foi na Praça Carlos Alberto que, em 2006, o Quiosque da Ramadinha viria a assentar arraiais. Há cerca de quatro anos atrás, os antigos proprietários tentaram ali começar, sem sucesso, um novo negócio de sushi, mas a deterioração tomou conta deste imóvel com classificação de interesse municipal atribuída pela Direção-Geral do Património Cultural.

É com um cenário de “morte anunciada” que Joana Maia e Emanuel Lopes, moradores do centro histórico do Porto e atuais responsáveis pela concessão do quiosque, se deparavam praticamente todos os dias, uma vez que este estava devoluto desde 2013. O ponto final a esta “tragédia” foi colocado em setembro com a recuperação das suas cores caraterísticas – o vermelho e o branco – e abertura dos taipais a um novo projeto de produtos artesanais.

Produtos artesanais

A estrela da casa é agora a ginja artesanal, receita dos monges de Alcobaça, que pode ser bebida no tradicional copo de chocolate.  O Quiosque da Ramadinha serve ainda o Favaíto, conhecida referência de Moscatel do Douro, e vinho do Porto.

O “quiosque vermelho” está aberto de terça a quinta-feira, das 17h à meia-noite, sexta-feira e sábado, das 17h à 01h, e aos domingos, das 17h às 20h. Às segundas-feiras está encerrado para descanso semanal.

Morada: Praça Carlos Alberto - Porto
Horário de funcionamento: Terça a quinta-feira, das 17h à meia-noite, sexta-feira
e sábado, das 17h à 01h, domingo, das 17h às 20h

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s