As 10 esplanadas urbanas de verão que vão estar abertas este inverno

Encaremos o facto. Apesar do sol ainda insistir em brilhar (infelizmente com menos frequência) nos últimos dias, a verdade é que o verão acabou e o outono começa a fazer-se sentir. Os dias estão evidentemente mais curtos e mais frios, mas ainda não fomos demovidos de continuar a frequentar (quando não chove) algumas das esplanadas das ruas da Invicta que fizeram parte do nosso roteiro este ano.

Estas são as 10 esplanadas urbanas de verão que vão estar abertas nos meses de outono e inverno.


1. Rota do Chá

 

Quando a Rota do Chá abriu, uma vez que a ideia original era a de criar uma casa de chás, os proprietários optaram por manter as escolhas reservadas única e exclusivamente aos chás (pode visitar a Rota do Chá todos os dias durante 1 ano e, mesmo assim, ter chás diferentes para provar cada vez que lá for), mas acabaram por estender a oferta ao café, vinho, cerveja, batidos e aos sumos 100% naturais.

Para quem quiser explorar o que mais a Rota do Chá oferece, além das 380 variedades de chás e dos scones, também é possível aqui almoçar por 7 € – o menu do dia inclui um prato vegetariano – ou marcar através de reserva feita antecipadamente, um jantar para grupos de amigos.

Morada: Rua de Miguel Bombarda, 457 - Porto
Horário de funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 12h às 20h, sexta-feira
a domingo, das 12h às 21h

2. Restaurante Árvore

 

A inauguração do Restaurante Árvore e da sua esplanada deu-se em junho de 2015 e, apesar de só estarem abertos há um ano, têm conquistado admiradores de todas as faixas etárias e de todas as idades.

O facto de estarem em plena movida da Baixa do Porto, muito próximos do Palácio da Justiça e do Hospital de Santo António, mas terem caraterísticas de uma quinta do século XVIII, não deixa nenhum visitante indiferente. Começar o dia com esta paisagem incrível ou beber um copo ao final da tarde? Está é a dúvida.

Morada: Rua Azevedo de Albuquerque, 1 - Porto
Horário de funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 12h às 15h e das
19h às 23h30

3. Base Porto

 

O Base tem sofás brancos corridos em vários formatos com capacidade para receber até 70 pessoas sentadas, mas também oferece outras possibilidades que podem ser consideradas um pouco menos convencionais: podes sentar-te confortavelmente numa banheira de dois lugares da Somersby ou até mesmo no relvado e esperar que um dos empregados chegue até ti.

Tarde, final da tarde e noite: o Base é uma espécie de bar multifacetado que servirá os teus interesses a qualquer hora do dia, ou não estivesse no epicentro da vida noturna da cidade do Porto.

Morada: Passeio dos Clérigos - Porto
Horário de funcionamento: Segunda-feira a domingo, das 10h às 2h

4. Casa de Chá de Serralves

 

Uma nova gerência e decoração de interiores marcaram a reabertura da Casa de Chá de Serralves em julho de 2012, mas, apesar das obras de remodelação, mantiveram-se os principais traços caraterísticos deste espaço único: situada num antigo campo de ténis, a esplanada está rodeada pelo verde exuberante dos jardins e é o lugar ideal para relaxar longe dos sons e ruídos da cidade.

Chás e infusões (incluindo um chá único no mundo, o Porto Wine Touch, chá preto com passas de vinho do Porto), sumos naturais, scones caseiros e bolos tradicionais, são algumas das nossas sugestões para quem optar por visitar a Casa de Chá de Serralves.

Morada: Rua Dom João de Castro, 210 - Porto
Horário de funcionamento: Terça e sexta-feira, das 12h às 19h, sábados, domingos
e feriados, das 10h às 20h

5. The Yeatman

 

Com um conceito claramente vínico, só assim se justificaria as mais de 1000 referências de vinhos que compõem a garrafeira do The Yeatman e os tratamentos exclusivos com base em ingredientes extraídos das vinhas do Spa Vinothérapie by Caudalie, este hotel aproveita bem o facto de ter sido construído literalmente debruçado sobre a margem sul do rio Douro.

O terraço, no quarto piso, tem ligação a duas salas que dão lugar às já conhecidas festas de verão, e a varanda, no quinto piso, dá acesso direto direto ao Dick’s Bar, onde é possível beber um copo e assistir a alguns concertos de música ao vivo.

Morada: Rua do Choupelo, 250 - Vila Nova de Gaia
Horário de funcionamento: Domingo a quinta-feira, das 9h à 01h, sexta-feira, sábado
e véspera de feriados, das 9h às 02h30

6. Confeitaria Tavi

 

Uns conhecem pelos bolos. Outros pelos batidos. Os maus saudáveis conhecem, por exemplo, pelos scones integrais com compota light. Gostos à parte, uma coisa é certa: não há ninguém que desconheça a esplanada.

Esta pequena relíquia da Confeitaria Tavi está de costas voltadas para a cidade do Porto e recebe o oceano Atlântico de braços abertos, mas o melhor de tudo é que não perde o seu encanto, nem naqueles dias mais gelados – nos dias de maior calor, a esplanada é aberta, nos dias de mais frio, não só a fecham como também colocam mantas quentinhas à disposição.

Morada: Rua da Senhora da Luz, 363 - Porto
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h às 20h

7. Miradouro Ignez

 

Instalado num edifício da Câmara Municipal do Porto que estava devoluto desde 2009, o Miradouro Ignez teve, por razões óbvias, de ser submetido a um processo de renovação antes de abrir ao público no dia 11 de agosto – a aventura dos dois sócios, Hélder Marinho e Mário Pinheiro Torres, nos 300 metros do Miradouro Ignez começou depois de Hélder ter reparado no local durante um passeio pelos jardins do Palácio de Cristal.

O Miradouro Ignez não tem uma, mas sim duas esplanadas cheias de potencial para se tornarem num daqueles sítios a que nunca te cansas de ir, mesmo que o visites dia sim dia não. Se, por algum motivo, estás a dar um passeio pela marginal ou pelo centro histórico do Porto, faz um pequeno desvio e aproveita para conhecer este novo ponto de interesse da Invicta.

Morada: Rua da Restauração, 252 - Porto
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h à meia-noite (sextas-feiras e
sábados até às 2h)

8. Casinha Boutique Café

 

Quando chega a bendita pausa para o almoço num daqueles dias de trabalho cheio de stress, a esplanada da Casinha Boutique Café mais parece um autêntico refúgio: se não te esqueceres de desligar ou de pôr o telemóvel em silêncio, vais reparar que nenhum som ou ruído incómodo se fazem ouvir.

Além dos menus disponíveis, seja com sanduíches, crepes salgados ou quiches, também podes fazer uma seleção individual dos produtos, mas não te esqueças que fica relativamente mais económico (os menus fazem-se, normalmente, acompanhar por sopa ou salada e uma bebida) seguir as sugestões já definidas pela Casinha.

Morada: Avenida da Boavista, 854 - Porto
Horário de funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 9h à meia-noite e
domingo, das 11h às 20h

9. Guindalense Futebol Clube

 

O Guindalense Futebol Clube, fundado em 1976, assume-se orgulhosamente como um clube de bairro e, apesar de ser uma coletividade com poucos apoios financeiros, continua a manter com afinco uma esplanada com uma vista imperial sobre algumas das estruturas mais icónicas da cidade do Porto.

Uma perspetiva límpida quase em 360 graus sobre tudo o que envolve o rio Douro é o que recebemos por passar uma tarde sentados nesta esplanada, com ou sem companhia, a aproveitar um tempo livre, a hora de almoço ou a lanchar.

Morada: Escadas dos Guindais, 43 - Porto
Horário de funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 14h às 23h e domingo, das 14h
às 18h

10. Oporto GT Baixa

´

Os proprietários do espaço, Jorge e Cátia Mota, são de uma simpatia que não deixa ninguém indiferente. O Oporto GT Baixa, nome que os acompanha já desde os tempos do anterior bar no centro de Leça da Palmeira, reúne duas das suas paixões: o gin e as tapas.

A mudança deu-se a 28 de março de 2015 e é praticamente desde a data de abertura que o Oporto GT Baixa oferece aos seus clientes uma esplanada com mesas para duas pessoas que pode ser, mediante reserva, organizada para receber grupos de 4, 6 ou mais pessoas.

Morada: Rua de Sá Noronha, 45 - Porto
Horário de funcionamento: Terça a quinta-feira, das 16h à meia-noite, sexta-feira a 
sábado, das 16h às 2h e domingo, das 16h à meia-noite

2 Replies to “As 10 esplanadas urbanas de verão que vão estar abertas este inverno”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s