Coleção Joan Miró vai ficar na Casa de Serralves

A decisão de trazer Joan Miró

Segundo uma notícia publicada no Observador na última sexta-feira, dia 30 de setembro, já está escolhida a futura morada das 85 obras de Joan Miró detidas pelo Estado português. Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, revelou que a coleção vai ficar na Casa de Serralves e que o arquiteto Siza Vieira será o responsável pelas alterações necessárias para que esta fique em permanência no local.

O anúncio foi feito durante a inauguração da exposição “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose”, na Casa de Serralves, com as presenças do Primeiro-Ministro, do Presidente da República, do ministro da Cultura e do líder do Governo espanhol, Mariano Rajoy.

A opção, explicou, foi tomada por ser a “menos onerosa” para o erário público, já que não implica a construção de um museu. Mas também porque o Museu de Arte Contemporânea tem “os recursos técnicos para garantir a maximização deste projeto”. As obras que forem feitas na Casa de Serralves para adequar o espaço ao seu novo objetivo serão suportadas pelo município.

Fotografia de Miguel Nogueira
Fotografia de Miguel Nogueira

A mudança definitiva

A exposição temporária “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” termina a 28 de janeiro de 2017. Ainda não há data para a abertura definitiva, já com as alterações de Siza Vieira no desenho expositivo. Ao lado de Moreira, o arquiteto portuense lembrou que a Casa de Serralves é um monumento nacional, classificado, e que ficou provado com esta inauguração que “a Casa recebe muito bem uma exposição como esta”.

Dois meses bastaram para encontrar uma solução para as obras do ex-BPN, atualmente detidas pela Parvalorem e Parups, sociedades criadas para gerir a dívida do banco e tuteladas pelo Ministério das Finanças.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s