Baixa do Porto vai ter uma “nova” sala de cinema

O regresso do cinema à Baixa

Segundo uma notícia publicada pelo Diário de Notícias esta quarta-feira,  as duas salas-estúdio do Cinema Trindade, desativadas desde o final de 2000, vão reabrir ao público no início do mês de novembro com uma programação que, apesar de ainda não ter sido revelada, se sabe que será diária: a responsável pelo regresso da sétima arte à Baixa do Porto é a Nitrato, uma distribuidora de cinema de Santa Maria da Feira.

Estamos a devolver um cinema à cidade, algo que queremos muito que se transforme num sentimento de pertença de toda a comunidade, isto é, que cada cadeira do cinema seja o espaço de ação de cada um para afirmar um projeto que pretende contribuir para o ressurgimento do cinema na Baixa.”, Américo Santos, da Nitrato, em entrevista ao DN

As obras de modernização das salas, adaptação ao atual padrão de exibição cinematográfica e a instalação de projetores digitais e equipamento de som de grande qualidade são apenas algumas das mudanças que a Nitrato está a fazer, apesar de só depender dos seus próprios esforços no que respeita ao valor total de investimento deste projeto, para trazer de volta o único cinema a operar am exclusivo no centro histórico da Invicta.

Fotografia de Centro de Estudos de Teatro

O “novo” Cinema da Trindade

A passagem da distribuição para a exibição está a ser vista com normalidade pela Nitrato, uma vez que esta decisão representa uma oportunidade para trabalhar filmes com outra dimensão.

“O Cinema Trindade é uma referência da cidade do Porto, devido ao trabalho desenvolvido pela Neves & Pascaud ao longo dos tempos na cidade. Tem uma identidade e é extremamente conhecido, quer em termos de história quer em termos de localização. Aliás, estes são os fatores importantes que pretendemos aproveitar ao nível do funcionamento.”, Américo Santos, da Nitrato, em entrevista ao DN

As duas salas do Cinema Trindade vão ser utilizadas com propósitos diferentes: uma delas vai ter a exibição de vários filmes e vários horários disponíveis (com destaque para o cinema português) e a outra estará aberta a uma programação de associações, entidades ou mesmo outros festivais.

2 Replies to “Baixa do Porto vai ter uma “nova” sala de cinema”

  1. Boa ideia já não era sem tem. …fui muitas vezes a esse cinema e gostava muito as como Passos Manuel Batalha,Coliseu e agora nada.
    Ainda bem que se lembram de nós Obrigafo

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s