Matosinhos tem uma nova rota de arte urbana

Mr. Dheo, Pariz One, Pantone e Arm Collective

A Câmara Municipal de Matosinhos está, no âmbito do programa municipal “Matosinhos Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016”, a dar uma nova vida às ruas e bairros sociais do município.

O projeto “Up There”, que conta com a curadoria do Centro Empresarial da Lionesa, tem promovido a integração da arte urbana com o objetivo de criar um elemento turístico diferenciador e atrair um maior número de visitantes ao concelho.

Foram escolhidas seis laterais de edifícios na cidade e entregues às mãos dos artistas portugueses Mr. Dheo (Porto), ARM Collective (Lisboa), Hazul (Porto) e Pariz One (Lisboa), do francês Katre (Paris) e do espanhol Pantone (Valência), com a missão de evocar a génese de uma localidade rica em tradições ligadas ao mar, reinterpretando-as e difundido-as através da arte.

Mural de arte urbana da Lionesa

Caos, Distopia, Draw, Mar, Mário Belém, Mr. Dheo, Nomen, Ram, Third e Utopia são os nomes de alguns dos mais conceituados artistas urbanos em Portugal e os responsáveis pela transformação do muro da rua da Lionesa no maior mural de arte urbana do norte do país.

Esta obra coletiva, promovida pela Lionesa e a Unicer com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, conta a história de Matosinhos e das pessoas ligadas ao mar desde a data da sua inauguração, a 11 de abril de 2014.

O percurso e as obras

A aposta nos locais que fazem parte da Rota de Street Art de Matosinhos foi estratégica e as intervenções pretenderam não só requalificar o espaço urbano, mas também promover a integração de dois bairros sociais da cidade nesta iniciativa: Carcavelos e Biquinha.

A rota de arte urbana em Matosinhos é composta por seis pontos de paragem obrigatória: o edifício em frente à escola secundária Augusto Gomes (fachada voltada para a Junta de Freguesia), o edifício em frente à escola secundária Augusto Gomes (fachada oposta), Hotel Amadeos, Bairro de Carcavelos (junto à estação de Metro Câmara), Bairro da Buquinha (descida da circunvalação, em frente à CUF) e Centro Empresarial da Lionesa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s