Esplanadas junto ao Café Piolho vão ser demolidas

Demolição das esplanadas

De acordo com uma notícia publicada no portal de notícias Porto., a Câmara Municipal do Porto e os proprietários das esplanadas na Praça de Parada Leitão chegaram a um acordo quanto à demolição das estruturas construídas “na área de proteção das igrejas das Carmelitas e do Carmo e licenciadas em 2010”.

Apesar das obras terem avançado com autorização municipal, as cinco esplanadas não tinham pareceres favoráveis por parte do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico e da Direção Regional de Cultura do Norte.

Fotografia de Café Piolho
Fotografia de Café Piolho

Decisão dos tribunais

O assunto foi alvo de vários processos e a Câmara Municipal do Porto tinha já sido condenada por duas vezes, mas decorriam ainda processos judiciais que prometiam prolongar-se sem que uma solução sustentável fosse encontrada.

Com este acordo, diz a Câmara Municipal do Porto que “os comerciantes comprometeram-se a demolir as estruturas em 60 dias e a autarquia levará à Assembleia Municipal uma proposta para os isentar de taxas de esplanadas por três anos”.

O objetivo passa pela introdução de esplanadas mais leves e desmontáveis que cumpram as normas de proteção do património.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s