Matosinhos quer linha de elétrico comum com o Porto

Gestão das linhas de elétrico

De acordo com uma notícia divulgada pelo Jornal de Notícias, a Câmara Municipal de Matosinhos mostrou-se disponível para discutir a gestão das linhas de elétrico, lançando o desafio para que seja restabelecida a ligação com o Porto.

O fundamental neste momento é uma manifestação concreta da vontade de todos os intervenientes de fazer deste projeto um projeto estruturante no âmbito do transporte turístico entre Porto e Matosinhos – José Pedro Rodrigues

Fotografia de Eléctricos no Porto
Fotografia de Eléctricos no Porto

Ponto de situação

Neste momento, a STCP tem ao serviço três linhas de elétrico, todas elas em funcionamento no Porto, sendo a relevante para Matosinhos a número 01, que liga o Infante, na Ribeira, ao Passeio Alegre, na Foz do Douro, ponto a partir do qul seria concebível a ligação a Matosinhos.

Segundo Nuno Santos, adjunto do presidente da Câmara Municipal do Porto, é prematuro avançar para a discussão de projetos deste teor antes da entrada em vigor do memorando de entendimento assinado entre o Estado e a STCP e as seis autarquias da Área Metropolitana do Porto que vão gerir a operação da empresa de transportes, a ser aplicado a partir de 2017.

2 Replies to “Matosinhos quer linha de elétrico comum com o Porto”

  1. Matosinhos quer e o Porto ? Destruída em finais da década de 70 a mais antiga Rede de Electricos da Península Ibérica foi proposta ser recuperada aquando da Porto 2001. Boa parte dos carris então implantados, foram arrancados e o que sobrou tem vindo a ser utilizado com Eléctricos do Museu. Na Linha 22 circula 1 veículo. Na Linha 1, circulam 2 e na 18 circula 1. Este quadro mostra até que ponto quem decide é entusiasta deste tipo de transporte. Enquanto não se apostar em reactivar a Rede nos trajectos que constituíam então os eixos da Rede e integrá-la na restante rede de transportes, dotada de novos veículos, que mantendo a traça dos actuais se movam mais facilmente e comodamente, tudo o que se faça é pindérico e cheira “pechisbeque”.
    Os eixos recomendáveis seriam : Praça Almeida Garret- Matosinhos Sul; Rua Augusto Rosa-Massarelos; Carmo-Castelo do Queijo. Numa segunda fase tratar-se-ia da zona oriental da cidade, como é prática habitual.
    Cumprimentos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s