Comerciantes do Mercado do Bolhão vão para o La Vie Porto Baixa

Medida temporária

De acordo com uma notícia divulgada no Diário de Notícias na última quarta-feira, dia 27 de julho, e anunciada por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, o centro comercial La Vie Porto Baixa vai acolher temporariamente, a partir do primeiro trimestre de 2017 e durante cerca de dois anos, os comerciantes do Mercado do Bolhão.

Apesar da primeira fase do processo de restauro e modernização do Bolhão arrancar já na próxima semana (desvio de uma linha de água), a mudança dos comerciantes para o La Vie Porto Baixa, uma solução que se justificou sobretudo pela questão da proximidade, só se dará no início do ano.

O novo Mercado do Bolhão

Rui Moreira disse aos jornalistas que a Câmara Municipal do Porto está a “fazer um mercado para os próximos 30 anos” e acrescentou que a cidade vai ter “um mercado tradicional de frescos” que respeitará e preservará “os direitos de todas as pessoas que ainda lá trabalham”.

“Estamos a fazer isto muito virado para as pessoas, muito destinado aos cidadãos do Porto e arredores, com questões logísticas acauteladas. Não vamos ter aqui uma Disneyland, vamos ter um mercado mesmo, onde pretendemos que as pessoas voltem a fazer compras” – Rui Moreira

Segundo os estudos de viabilidade da autarquia, a sustentabilidade do mercado dependerá de uma taxa de ocupação que ronda os 80% mas Rui Moreira admite conseguir “ir buscar outras receitas na área do merchandising e do mecenato”.

Fotografia de Turismo do Porto
Fotografia de Turismo do Porto

A empreitada

Tendo em conta a informação disponibilizada pelo Gabinete do Mercado do Bolhão, sabe-se que as obras necessárias para desviar a linha de água não terão qualquer implicação para os comerciantes e ficarão concluídas no primeiro trimestre de 2017, altura em que os comerciantes serão transferidos para o mercado temporário.

No segundo trimestre do próximo ano, já na segunda fase do projeto, as obras vão implicar a construção de um túnel de acesso e uma cave logística no mercado, para cargas e descargas, que terá início na rua Ateneu Comercial do Porto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s