Uma esplanada que vais querer visitar esta semana: O Guindalense

Guindalense Futebol Clube

Estamos solidários com quem passou pela experiência de tentar marcar mesa no Guindalense por altura do Sâo João para assistir em primeira fila ao espetáculo de fogo-de-artifício instalado na ponte Luis I e não conseguiu lugar porque já estava tudo reservado dois meses antes. Esta é uma situação que se repete por um motivo muito especial: a esplanada.

Os acessos

Quem o tenta descobrir tem duas opções: se vieres da ribeira, podes subir pelo funicular dos Guindais e depois percorrer alguns metros a pé até chegar à entrada do Guindalense Futebol Clube ou podes optar pelo caminho mais “aventureiro” e subir as escadas dos Guindais (se contámos direito, são cerca de 290 degraus); se vieres da Sé do Porto, é só subir a rua e ir em direção à muralha Fernandina.

O clube

O Guindalense Futebol Clube, fundado em 1976, assume-se orgulhosamente como um clube de bairro e, apesar de ser uma coletividade com poucos apoios financeiros (segundo uma entrevista do presidente do clube ao Porto24 em 2012, o Guindalense tinha 155 sócios que pagavam uma cota mensal de 50 cêntimos), continua a manter com afinco uma esplanada com uma vista imperial sobre algumas das estruturas mais icónicas da cidade.

Apesar de nem sempre ser prático chegar até ao Guindalense, principalmente se estiveres de carro (o estacionamento não é nada fácil – a não ser que optes por um pago), mais Porto do que isto é muito difícil. Uma perspetiva límpida quase em 360 graus sobre tudo o que envolve o rio Douro é o que recebemos por passar uma tarde sentados nesta esplanada, com ou sem companhia, a aproveitar um tempo livre, a hora de almoço ou a lanchar.

Se fores no dia certo, ainda tens direito a concertos de música portuguesa ao vivo, a uma churrascada ou até uma sardinhada à Guindalense (são algumas das atividades organizadas pelo clube durante todo o ano).

Morada: Escadas dos Guindais, 43
Horário de funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 14h às 23h e Domingo 
das 14h às 18h

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s