Rusgas de São João saem da Praça da Batalha no sábado

Lisboa tem, durante as Festas de Santo António, o desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade e o Porto tem as Rusgas de Sâo João, uma tradição que remonta a 1957 e que foi recuperada pela Câmara Municipal do Porto há já alguns anos, envolvendo as várias freguesias da cidade. Sabe-se, desde a última quarta-feira, que o início deste evento está marcado para as 20h e o seu ponto de partida será nada mais nada menos do que a Praça da Batalha.

Em competição pelo título estarão sete rusgas ou, se quiserem, sete equipas que são, normalmente, avaliadas por um júri pela sua prestação quanto à coreografia, figurinos, cenografia e musicalidade.  A escolha do tema que estas rusgas vão apresentar é livre, mas tem a condição de manter “um cunho tradicional evocando factos e costumes da história do Porto”, conforme indicado pela Câmara Municipal do Porto.

As Rusgas de Sâo João vão sair da Praça da Batalha em direção à rua de Santa Catarina, passando pela rua Passos Manuel e pela praça General Humberto Delgado, onde estará o júri que avaliará cada uma das prestações. A primeira rusga a sair será a de Paranhos, seguindo-se Ramalde, Campanhã, Lordelo do Ouro e Massarelos, Cedofeita/Santo Ildefonso/Sé/Miragaia/São Nicolau e Vitória, Aldoar/Foz do Douro e Nevogilde e Bonfim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s