Leituras no Mosteiro celebram o seu sexto aniversário na próxima terça-feira

Em junho de 2010, o Teatro Nacional São João iniciava, no Centro de Documentação, localizado no Mosteiro de São Bento da Vitória, as Leituras no Mosteiro. A iniciativa, de entrada gratuita, visa ler e dar a ler de forma informal textos clássicos e obras contemporâneas e é dirigida a profissionais, amantes ou curiosos pela leitura. Na próxima terça-feira, dia 21 de junho, às 21h00, as Leituras no Mosteiro, coordenadas por Nuno M Cardoso e Paula Braga, celebram o sexto aniversário.

De Lorca a Arrabal, de Strindberg a Lars Norén ou de Shakespeare a Howard Barker, passando pelos novíssimos nacionais, as Leituras no Mosteiro já exploraram obras de dramaturgos de cerca de 20 países – desde Inglaterra e Brasil, passando pela Rússia, Argentina ou Polónia – e contam com seguidores fiéis que se têm vindo a multiplicar. Seis anos volvidos, a iniciativa contabiliza mais de uma centena de sessões, 180 autores, mais de 136 convidados e cerca de 6.300 participantes.

As Leituras no Mosteiro abordam um dramaturgo por trimestre e realizam-se à terceira terça-feira de cada mês. Entre abril e julho, a autora escolhida é Caryl Churchill. Esta última sessão da temporada 2015/2016 contará com a presença de Fernanda Lapa – encenadora responsável pela presença de Caryl Churchill no teatro português durante a década de noventa –, e o texto a partilhar é Sétimo Céu. “Não se pode separar o sexo da economia” talvez seja a frase mais emblemática de uma peça que ousa, muito sarcasticamente, sugerir laços de parentesco entre um reprimido marido vitoriano e um assumido, e contemporâneo, jardineiro gay.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s