Teatro chileno estreia-se no Teatro Carlos Alberto no âmbito do FITEI

O trabalho de investigação do jornalista Javier Rebolledo, no livro La Danza de Los Cuervos, conduziu a companhia chilena Teatro Amplio até El Señor Galindez, peça escrita em 1973 pelo dramaturgo e psicanalista argentino Eduardo Pavlovsky. O espetáculo, que estará em cena amanhã e quinta-feira no Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, estreou-se em 2013, no Teatro Nacional Chileno, quando se assinalava o quadragésimo aniversário do golpe de Estado que derrubou o governo de Salvador Allende e que conduziria à repressiva e sangrenta ditadura de Augusto Pinochet – época histórica revisitada recentemente também no TeCA, com o espetáculo Neva, de Guillermo Calderón, coprodução do TNSJ e de O Lince Viaja.

Com encenação do jovem Antonio Altamirano, El Señor Galindez aborda a tortura política e a dimensão psicológica do torturador, bem como o seu comportamento no quotidiano. Como age antes de iniciar o seu “trabalho”? Quais as motivações para manter viva a ditadura? O espetáculo aborda a exploração deste mundo interior de homens de idades distintas, que quebraram princípios éticos fundamentais e que atuam como peças de um sistema ditatorial que valida a violência como um ato do dia-a-dia. “Se insistirmos em quadros psiquiátricos individuais dos torturadores, perdemos de vista o eixo central do problema: a tortura como instituição”, referia Pavlosky.

O espetáculo, integrado no FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, é em língua espanhola, legendado em português. O preço dos bilhetes é de 10 euros (com descontos de 30 por cento e 50 por cento, na quarta e quinta-feira, respetivamente).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s