Teatro Nacional Sâo João apoia produção de alunos do Balleteatro

O Teatro Nacional São João tem vindo a manter uma ligação estreita com as escolas de teatro do Porto, apoiando muitas das suas produções. O Balleteatro Escola Profissional é disso exemplo e, mais uma vez, os alunos finalistas do curso de Teatro da instituição de ensino são orientados por um encenador da Casa. Cabe, desta feita, a Nuno M Cardoso a direção do exercício de final de ano, que terá como mote O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind.

Na sala do Tribunal do Mosteiro de São Bento da Vitória ocorre uma “tragédia da adolescência”, o subtítulo dessa peça – a vários títulos, fundadora – que Frank Wedekind compôs no final do século XIX e que continua a dar-nos que fazer. Perda da inocência, recusa da autoridade de pais e professores, descoberta da sexualidade, conflito entre pulsão e norma social – tópicos que se enredam e que levaram a que a peça, escrita em 1890, fosse alvo de uma intensa censura na Alemanha. Acabaria por ser encenada, pela primeira vez, em 1906.

Nuno M Cardoso apresenta-nos a obra do dramaturgo germânico como um ginásio (em alemão, “escola secundária” é Gymnasium), isto é, espaço de disciplina, regra, pulsão e disputa, que nos reporta ainda à Antiga Grécia, onde era lugar de treino para os jogos públicos e espaço de socialização. Neste espaço, onde jovens alunos se ensaiam como atores, diferentes personagens praticam diferentes modalidades desportivas – do golfe ao salto à vara, passando pelo ténis ou o futebol –, como que nos lembrando o estilhaçamento da vida em inúmeras experiências e destinos.

A peça, dirigida a maiores de 12 anos, pode ser vista às 21h00 de sexta-feira e sábado. O preço dos bilhetes é de cinco euros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s