Matéria-prima: Um olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza Vieira

“Matéria-prima” inaugura um programa de exposições, debates e eventos dedicado à arquitetura contemporânea, apresentando plantas, esquissos, correspondência e fotografias que permitem entender o processo de conceção da arquitetura, mais além da auto-suficiência do projeto arquitetónico edificado. Esta será a primeira exposição construída a partir do recente depósito na Fundação de Serralves de 40 projetos do arquivo de Álvaro Siza Vieira. A mostra integra-se numa colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e o Canadian Centre for Architecture, em Montreal, Canadá.

A prática de Álvaro Siza Vieira distingue-se pelo seu incessante recurso ao desenho como instrumento de trabalho, pela prefiguração das formas e dos espaços através de esquissos e desenhos técnicos, num processo de aproximação sucessiva ao resultado ambicionado. Mas um arquivo é mais do que um conjunto de desenhos. A correspondência do arquiteto com os seus clientes, o registo fotográfico dos lugares onde as obras serão construídas, as relações com entidades reguladoras e os pareceres dos múltiplos atores intervenientes nos processos de construção, as maquetas que apoiam a perceção das propostas, as minutas de reuniões e relatos das tensões nos estaleiros das construções, tudo isto são documentos que registam uma infinidade de episódios que permanecem invisíveis na obra construída.

Organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a exposição “Matéria-prima: Um olhar sobre o arquivo de Álvaro Siza Vieira” é comissariada pelo arquiteto André Tavares e a sua inauguração está marcada para o próximo dia 15 de junho às 18h30.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s