Exposição em Matosinhos e no Porto celebra os 150 anos de Aurélia de Sousa

Cento e cinquenta anos depois do nascimento de Aurélia de Sousa em Valparaíso, no Chile, a 13 de junho de 1866, a obra daquela que é uma das mais importantes pintoras portuguesas de todos os tempos vai ser recordada numa exposição que decorrerá simultaneamente em Matosinhos e no Porto. Os dois polos de “Aurélia, mulher artista” serão inaugurados ao mesmo tempo, às 18h30 do próximo dia 13 de junho, no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, e na Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, no Porto.

A obra pictórica e fotográfica de Aurélia de Sousa será mostrada nos dois núcleos temáticos: no Porto privilegia-se a figura humana, os retratos e auto-retratos, as cenas familiares e de rua; em Matosinhos poderão ser vistas as obras dedicadas à natureza, nomeadamente as naturezas mortas e as paisagens. Uma abordagem histórica da artista e do seu contexto de vida constitui o elo comum a ambos os espaços, reforçando a identidade portuense de Aurélia, mas também o estatuto de artista nacional e internacional, inserida numa historiografia cada vez mais atenta às muitas mulheres que, em todo o mundo, se dedicaram profissionalmente à pintura na transição do século XIX para o XX.

Resultado de uma parceria estabelecida entre as Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos, a exposição é comissariada por Filipa Lowndes Vicente e estará aberta ao público até 30 de outubro, constituindo um dos pontos altos da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s