Mário de Sá Carneiro inspira peça no Mosteiro São Bento da Vitória

A segunda peça do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – no Teatro Nacional São João (TNSJ) intitula-se Sal e é inspirada na obra de Mário de Sá-Carneiro, um dos grandes impulsionadores do modernismo em Portugal. Apesar da sua morte prematura, com apenas 25 anos de idade, o escritor deixou um legado, no qual Catarina Lacerda – a criadora, dramaturga e intérprete – imergiu para dele retirar um poderoso solo de teatro-dança, apresentado a 4 e 5 de junho no Mosteiro São Bento da Vitória (MSBV), no Porto.

Marcada pelo simbolismo decadente, tomado de assalto pela radicalidade das vanguardas, a obra do aclamado membro da Geração d’Orpheu é ímpar no seio da literatura portuguesa. Através de Sal – título subtraído ao nome “Salomé”, com que o poeta batizou esse soneto febril e agitado – a atriz e encenadora iniciou a sua “viagem” pelos múltiplos lugares da obra de Sá-Carneiro, explorando conceitos nucleares da poética da dança contemporânea.

Este mergulho sensorial da intérprete no universo de Sá-Carneiro – onde a maleabilidade do corpo e da palavra convergem e se uniformizam em plena harmonia – deixa revelar ecos do poeta de Orpheu. O som pautado por silêncios, respirações, consoantes e vogais, a par da luz residual que origina diferentes perceções sobre o corpo e as suas partes, é como um estímulo para os sentidos e para a imaginação.

Sal é um espetáculo para maiores de 16 anos produzido pelo Teatro do Frio, que estreou em setembro de 2015, no Festival Cena Contemporânea de Matosinhos. Com sonoplastia e composição em tempo real, as récitas podem ser vistas às 21h00 de sábado e domingo e o preço dos bilhetes é de 10 euros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s