Hotel Louisiana Quarto 58 em estreia no palco do Teatro Carlos Alberto

Natural do Cairo, onde nasceu em 1913, Albert Cossery mudou-se para Paris em 1945, onde viveu até ao ano da sua morte, em 2008. Durante o período de permanência na capital francesa, residiu num pequeno quarto do Hôtel La Louisiane, no coração de Saint-Germain-des-Prés, de onde saía todos os dias para “observar o espetáculo do mundo”, esse lugar “feroz e esfomeado de vítimas humanas” que representou sem ódio. É precisamente sobre o percurso de Alberto Cossery que João Samões se debruça, assinando o texto e encenação de Hotel Louisiana Quarto 58, espetáculo que se estreia dia 26 de maio no Teatro Carlos Alberto, no Porto.

Na peça, o dramaturgo e encenador apresenta em palco a vida e a obra do escritor egípcio a quem um dia lhe chamaram, gabando-lhe o sarcasmo, o Voltaire do Nilo. Depois de O Papagaio de Céline (2014), construído a partir de Viagem ao Fim da Noite de Louis-Ferdinand Céline – obra-prima da história da literatura ocidental que encerra uma crítica corrosiva e violenta à natureza das relações humanas e formas de exploração nas sociedades capitalistas –, João Samões com Hotel Louisiana Quarto 48 dá continuidade a um ciclo de espetáculos onde vem dando a conhecer a voz de homens livres e libertários, que contaminaram todas as épocas e todos os lugares com a semente da inquietação, do inconformismo e da revolta.

Este monólogo, que convoca um grande vulto da história da literatura do século XX, conta com a atriz Joana Bárcia para interpretar uma peça sem fronteiras entre teatro, liberdade de pensamento e literatura, impertinência à altura deste “profeta que descolonizou o corpo e o espírito dos valores hegemónicos”. O espetáculo que resulta de uma coprodução da Debataberto – Associação Cultural e Artística e Teatro Nacional São João (TNSJ), tem o apoio do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, e é para maiores de 16 anos. As récitas podem ser vistas até 29 de maio de quinta-feira a sábado, às 21h00, e no domingo às 16h00. O preço dos bilhetes é de dez euros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s