Leituras no Mosteiro abordam peça sobre mulheres de “topo”

Top Girls, de Caryl Churchill, é a peça deste mês das Leituras do Mosteiro e reflete sobre o que significa ser uma mulher bem-sucedida.

As Leituras no Mosteiro regressam na próxima terça-feira, 17 de maio, às 21h00, ao Centro de Documentação do TNSJ, instalado no Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV), no Porto, com mais uma peça de Caryl Churchill. Num trimestre dedicado à dramaturga britânica, Top Girls (1982) é o texto que será partilhado em voz alta em mais um encontro promovido pelo TNSJ.

Depois de Uma Boca Cheia de Pássaros (1986), apresentada a 19 de abril, onde sete pessoas, possuídas por um espírito ou por uma paixão, interrompem as suas vidas habituais por um dia para viverem o “dia sem defesas”, sucede-seTop Girls (1982), uma obra comprometida com o seu tempo, que foi lançada na época de ascensão de Margaret Thatcher – um exemplo de triunfo feminino num mundo dominado por homens. Esta premiada peça coloca em evidência o papel da mulher da sociedade, nomeadamente a possibilidade de conseguir conciliar uma carreira profissional de sucesso com uma vida familiar próspera.

Na famosa cena de abertura de Top Girls, Marlene, para comemorar a sua promoção a diretora na agência onde trabalha, senta-se à mesa com cinco improváveis figuras femininas oriundas de diferentes épocas históricas: a Papisa Joana, mulher que se disfarçou de homem que se tornou Papa; a Nijo, cortesã japonesa do século XIII; a vitoriana e aventureira Isabella Bird; a Dull Gret, figura de um quadro de Bruegel; e, por fim, a obediente esposa Griselda, do The Clerk’s Tale. Esta cena ambígua e onírica, onde se sucedem diálogos interrompidos e sobrepostos, permanece como um dos mais eloquentes exemplos do virtuosismo formal de Caryl Churchill, ficando para a história do teatro ocidental.

As Leituras no Mosteiro terminam esta temporada com a peça Sétimo Céu (1979), no dia 21 de junho. A iniciativa tem coordenação de Nuno M. Cardoso e Paula Braga e é de entrada gratuita.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s