Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica arranca a 28 de maio

A 39ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) tem data marcada para o próximo dia 28 de maio, no Porto, e vai ser dedicada à cenografia, uma arte que, de acordo com Gonçalo Martins, diretor artístico do FITEI, é tantas vezes secundarizada por limitações orçamentais. A programação incluirá espetáculos que valorizam esse aspeto da criação teatral, sublinhando uma diversidade de abordagens cénicas e lançando parcerias com a APCEN e com escolas de teatro, como a ESMAE.

Durante a conferência de imprensa para apresentação do programa que decorreu esta última terça-feira no Teatro Rivoli, Gonçalo Amorim referiu que a edição do próximo ano, que terá o tema da comunidade e dos “territórios comuns”, já está a ser preparada, ou não fosse 2017 o ano em que o FITEI comemora quatro décadas de existência.

No primeiro dia de espetáculos, o auditório Manoel Oliveira, no Rivoli, recebe, então, o “Suite N.º 2”, de Joris Lacoste e o seu coletivo Encyclopédie de la Parole, ao qual se segue o concerto do quarteto Palankalama, no Teatro do Bolhão. No dia seguinte, o edifício das Águas do Porto recebe o “Concerto para Estrelas”, do Teatro do Frio, com a colaboração do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) encerra a 19 de junho com a “semana chilena”, no Cineteatro Constantino Nery, em Matosinhos, com “Los Millonarios”, do Teatro La Maria (Chile), uma comédia negra sobre o conflito mapuche, o povo indígena mais numeroso daquele país e que luta pela recuperação do seu território ancestral.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s