Direção Regional de Cultura do Norte apresenta “Viajar com…Ferreira de Castro”

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai promover no próximo dia 16 de maio, pelas 18 horas, a apresentação pública do roteiro literário «Viajar com…Ferreira de Castro», da autoria de Ricardo Alves, que decorrerá na Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Oliveira de Azeméis.

A sessão de apresentação contará com a presença do Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro e do autor, Ricardo Alves. A apresentação da obra estará a cargo do Prof. Doutor Pedro Calheiros.

Esta iniciativa, promovida pela DRCN em articulação com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, insere-se no âmbito do ciclo de comemorações que pretende assinalar, em 2016, os 100 Anos da Vida Literária de Ferreira de Castro. A partir da edição da coleção Viajar com…Os caminhos da Literatura, a DRCN pretende dar a conhecer alguns dos mais relevantes escritores da Literatura Portuguesa, cuja vida e obra passaram pela região Norte.

Recorde-se que, no âmbito desta iniciativa, foram já editados cerca de duas dezenas de roteiros, dedicados, a título de exemplo, a Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Trindade Coelho, José Régio ou Guerra Junqueiro.

De acordo com o Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, esta coleção de roteiros “pretende proporcionar um reencontro, um renovado abraço à literatura portuguesa na memória e na obra de um escritor, um pretexto para uma boa conversa e o início de uma nova descoberta em torno da nossa cultura e do território da região Norte de Portugal”.

Ao leitor propõem-se dois desafios: viajar pelo Norte de Portugal guiado pela mão experiente e mágica dos nossos escritores e, simultaneamente, viajar por dentro dos caminhos da literatura, descobrindo as paisagens, as cores, os sons que inspiraram as páginas que eles nos deixaram e, também, as ações e as gentes que deram corpo às personagens e heróis que criaram para nós e que, hoje, fazem parte do nosso imaginário coletivo e da nossa identidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s