Centro de Dança do Porto apresenta “D. Quixote” no Teatro Municipal Campo Alegre

A partir do séc. XVII, a figura de Dom Quixote induziu variadíssimas produções nas áreas de literatura, teatro, música, bailado, ópera e artes plásticas. Sob a música de Minkus, especialmente composta para o efeito, o mestre Petipa apresentou em 1896 o “D.Quixote” em que o cavaleiro e o seu fiel escudeiro serviam de suporte narrativo a uma intriga centralizada nos amores de Kitri e Basílio, inspirada no segundo volume da novela de Cervantes.

Com grande aparato e virtuosismo, este bailado intercala uma natureza estritamente realista e popular de carácter espanhol, com um mundo de fantasia e de sonho. Encruzilhada de vários géneros, desde as danças de carácter — fandangos, seguidilhas e boleros — às quais se juntam os ensembles, variações e pas de deux, próprios da linguagem clássica e romântica.

Dirigido e coreografado por Teresa Vieira, segundo a coreografia original do mestre Marius Petipa, esta produção conta com a cerca de 100 bailarinos do Centro de Dança do Porto e vai estar disponível nos dias 21, 22 e 23 no Teatro Municipal Campo Alegre.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s