Universidade do Porto vai receber a biblioteca e arquivo de Vasco Graça Moura

Vasco Graça Moura reuniu, ao longo do seu percurso pessoal e profissional, cerca de 40 mil livros e documentos em diversas línguas europeias. Com uma vida literária dedicada ao romance, poesia, ensaio, crónicas, diários e à tradução, o escritor português, que faleceu em 2014, teve mais de 100 títulos publicados que vão agora fazer parte do Centro de Estudos da Cultura em Portugal (CECUP).

O CECUP, que ficará sob a direção de Isabel Pires de Lima, professora da Universidade do Porto e antiga Ministra da Cultura, foi criado no seguimento da decisão da família de Vasco Graça Moura em doar o arquivo pessoal e biblioteca à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desta forma, a coleção do escritor juntar-se-á ao acervo literário detido pela instituição e será utilizada não só para estudar e divulgar a literatura e cultura portuguesa, como também para ajudar a estimular a colaboração com diferentes entidades científicas ligadas à promoção do património literário em Portugal.

A qualidade da sua obra foi por diversas vezes reconhecida em Portugal e no estrangeiro através da atribuição de dezenas de distinções, nas quais se destacam a Coroa de Ouro do Festival de Poesia de Struga, o Prémio Pessoa, o Prémio de Tradução do Ministério da Cultura de Itália e a Grã-Cruz da Ordem de Sant`iago da Espada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s