Beijos intimistas em estreia absoluta no Mosteiro de São Bento da Vitória

Com encenação e cenografia de Jorge Pinto, Beijo parte de episódios de Les Baisers, enquanto percorre as palavras de poetas portugueses

 Jorge Pinto gosta de criar a partir de ideias onde a construção de um espetáculo parte “de espaços antes de textos, de climas antes de enredos, de sons antes de personagens (ou não)”.Beijo é a mais recente criação do encenador e reflete sobre os lugares, as tensões, as figuras, as vozes e as imagens criando uma atmosfera intimista e de proximidade. A peça é uma estreia absoluta e está em cena a partir de quarta-feira, dia 23 de março, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, integrando as comemorações da Semana Mundial do Teatro do Teatro Nacional São João.

Beijo parte de quatro curtos episódios de Les Baisers, de Michel Deutsch, sobre a desumanização dos beijos, um gesto social, mensurável, organizável e competitivo. Os comentários do dramaturgo francês, escritos em 1996, apresentam diálogos sobre a banalização e quantificação do beijo, fazendo uma comparação absurda da afetividade.

Para fazer um contraponto com estas ideias, Jorge Pinto – que também é responsável pela cenografia da peça – foi buscar a poesia das palavras de  Ruy Belo, Ana Luísa Amaral, Mia Couto, José Luís Peixoto, Eugénio de Andrade, Álvaro de Campos ou Manuel António Pina para dar aos comentários de Deutsch um significado mais profundo sobre a vida. O texto é acompanhado pela música interventiva de Ricardo Pinto que interroga e esclarece as palavras, funcionando quase como outra personagem.

Beijo é uma produção Ensemble – Sociedade de Actores e conta com a interpretação de Emília Silvestre e Paulo Freixinho que são acompanhados pelas atrizes Bárbara Pais, Maria Faria e Sara Pacheco e pelas vozes off de Ana Zanatti e João Castro. O espetáculo está em cena até dia 27 de março e pode ser visto de quarta-feira a sábado, às 21h00, e no domingo, às 16h00. O preço dos bilhetes é de 10 euros, sendo que entre os dias 23 e 26 de março, o TNSJ promove uma campanha de promoção de aquisição de bilhetes para o espetáculo em cena: “Leve dois bilhetes, pelo preço de um”, não acumulável com outros descontos.

Fonte: Teatro Nacional São João

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s