Teatro Municipal do Porto apresenta “Ser Voyeur?”

Voyeur: Pessoa que assiste, para sua satisfação, às manifestações de sexualidade de outrem. Pessoa que sente prazer na observação, às escondidas, de cenas íntimas ou eróticas levadas a efeito por outras pessoas. – Dicionários Priberam e Infopédia (Porto Editora)

A partir deste conceito, “Voyeur?” é um Foco de programação composto por três espetáculos, dois filmes, um workshop e um debate, que pretende questionar o lugar do espectador na sua dupla dimensão, o de observador e o de observado. Os limites confundem-se e a dúvida impõe-se: quem faz o quê, quem controla o quê, quem é quem neste jogo? Com uma abordagem mais ampla, questionam-se noções tão diferentes como voyeurismo, restrição, vulnerabilidade, violência, sexualidade e poder.

Assim, o coreógrafo francês François Chaignaud propõe um ambiente de proximidade e intimidade com o público onde a dança, a música e os figurinos exuberantes remetem para o ambiente dos cabarés exóticos dos anos 20. Já a coreógrafa filipina Eisa Jocson recria, por um lado, a feminilidade extrema das bailarinas da dança do varão (“Death of the Pole Danser”) e, por outro lado, transforma o seu corpo através dos movimentos dos strippers masculinos de clubes noturnos (“Macho Dancer”), fazendo o público mergulhar no submundo de Manila.

Serão ainda apresentadas obras do realizador norte-americano Stephen Dwoskin, com uma dimensão quase táctil do voyeurismo e a possibilidade de criação de uma relação próxima com o espectador, através de uma experiência afetiva e emocional muito forte, sob a forma de um cinema imbuído de intimidade. A sexologista Gabriela Moita conduzirá ainda um debate em torno do voyeurismo como meio de conhecimento e de (re)criação de um novo mundo de prazer e que ligará, assim, todos estes universos, sejam eles mais performativos ou visuais.

Um Foco sem tabus, sem pudores, a ocupar diferentes espaços do Teatro Municipal do Porto durante este fim-de-semana.

Fonte: Teatro Municipal do Porto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s