Mosteiro de São Bento da Vitória acolhe Misterman de Elmano Sancho

Além da encenação, Elmano Sancho assume também a interpretação, papel que lhe valeu o prémio de melhor ator de teatro pela SPA

 Elmano Sancho estreou-se na encenação em 2014 com Misterman, de Enda Walsh, espetáculo que estará em cena de 4 a 6 de março na intimista Sala do Tribunal do Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto. O espetáculo constituiu um enorme sucesso pelas várias salas onde foi apresentado, desde a estreia no Teatro da Comuna (Lisboa), até à passagem pelo Rio de Janeiro, no âmbito do Festival Internacional de Teatro da Língua Portuguesa.

Elmano Sancho conciliou o risco da encenação com a interpretação da única personagem em cena. O papel exigente de Thomas Magill valeu-lhe o Prémio Autores 2015 para Melhor Ator de Teatro, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores. Misterman, uma das pérolas da obra do dramaturgo irlandês Enda Walsh, fala-nos de um menino/homem de 33 anos, Thomas, que vive com a mãe incapacitada, após a morte do seu pai, numa aldeia chamada Inishfree.

A mania e o fervor religioso obrigam-no a sair todos os dias de casa, munido de uma agenda, para inspecionar o comportamento dos habitantes da aldeia e o cumprimento dos valores morais e éticos. Tem a convicção de que se trabalhar muito poderá erradicar o pecado, resgatar os seus compatriotas, salvar o mundo e sentar-se ao lado de Deus.

Desde a trágica morte de Edel, rapariga inglesa que acabara de chegar à aldeia, Thomas encontra-se escondido num depósito abandonado no campo. Só, fechado, marginalizado, vive num espaço insalubre, assombrado por uma multidão de vozes, com alguns objetos indispensáveis: a farda do pai e gravadores antigos de fita magnética, numa clara alusão beckettiana.

O espetáculo Misterman resulta de uma coprodução Culturproject e Artistas Unidos e é destinado a maiores de 16 anos. As récitas de sexta-feira e sábado são às 21h00 e a de domingo, às 16h00. O preço dos bilhetes é de 10 euros.

Fonte: Teatro Nacional São João

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s