Corpos “aprisionados” em estreia absoluta no Teatro Carlos Alberto

Habeas Corpus – Que tenhas o teu corpo apresenta os fascínios e odisseias dos corpos que vivem em constante aprisionamento e libertação

“O nosso corpo é nosso e é livre”. Foi a partir desta premissa que nasceu a nova criação de Ruben Marks que chega agora, em estreia absoluta, ao palco do Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto. Habeas Corpus – Que tenhas o teu corpovai estar em cena a partir de sexta-feira, dia 26 de fevereiro, e “aborda o imaginário utópico num mundo despoético que oprime o corpo, retirando-lhe o direito que tem à sua liberdade”.

Habeas Corpus – Que tenhas o teu corpo reflete sobre os corpos oprimidos e violentados e que são prisioneiros de trágicos conflitos, da escravidão, da guerra, da tortura, da violação, da subjugação, do ódio, mas também das relações amorosas. No entanto, Ruben Marks – que assina a conceção, texto, direção e o espaço cénico da peça – assume que esse mesmo corpo vive também em permanentes tentativas de libertação e rebeldia que abrem portas ao sonho e à esperança.

O coreógrafo que, no ano passado, celebrou os 50 anos de carreira no Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV), quis trazer à cena situações reais de corpos aprisionados, sem esquecer os falsos aprisionamentos mentais às convenções sociais. Num exercício de revolta ou ritual de sacrifício, Rubens Marks defende que “perceber que o corpo da violência é também o corpo do amor é fundamental para relevar a importância deste em detrimento do primeiro, desvalorizando-o”.

Habeas Corpus – Que tenhas o teu corpo é uma coprodução Ruben Marks e TNSJ e conta com a interpretação de uma “atriz-bailarina e quatro bailarinos” (Teresa Chaves, Inês Clavel, Joana Lopes, José Afonso e Tiago Martins), recorrendo ao vídeo como suporte de ação. A peça é para maiores de 16 anos e pode ser vista na sexta e no sábado, às 21h00, e no domingo, dia 28 de fevereiro, às 16h00. O preço dos bilhetes é de 10 euros.

Fonte: Teatro Nacional São João

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s