5 diferenças entre alfacinhas e tripeiros

Lisboa e Porto são duas cidades que, desde que nos lembramos, nunca foram à bola uma com a outra. Discussões regionalistas à parte, há um ponto em comum entre lisboetas e portuenses: todas as discussões acabam num qualquer café de esquina a beber um fino ou uma imperial. Afinal de contas, somos todos farinha do mesmo saco.

Os lisboetas sempre foram designados por “alfacinhas” e os portuenses por “tripeiros”, mas qual é a verdadeira origem por detrás destes dois termos? Algumas fontes afirmam que a explicação mais facilmente aceite é a de que foram os muçulmanos que introduziram este produto hortícola em Lisboa durante a sua ocupação, cujo termo árabe seria “Al-Hassa”, e que se transformou na palavra que hoje conhecemos. Diz-se, ainda, que foi o único alimento consumido pelos lisboetas durante o cerco de Lisboa, em 1147.

No caso do Porto, o termo “tripeiros” diz-se estar associado ao sacrifício feito pelos portuenses por terem dado toda a carne da cidade e terem ficado com as tripas para que a frota do Infante D. Henrique, com sete galés e vinte naus, partisse a caminho da conquista de Ceuta que, por sua vez, levaria à epopeia dos Descobrimentos.

Não sendo na sua maioria novidade, a verdade é que as expressões utilizadas nas duas maiores cidades portuguesas são muitas vezes confundidas. Na Invicta, nem adianta vir pedir uma imperial porque não será servido. Se quiser uma cerveja, peça um fino. “Imperial” é uma marca de cerveja. Em Lisboa, “cimbalino” é chinês. Aconselhamos a que peça uma “bica”. O cimbalino também tem a ver com uma marca, Cimbali, de máquinas de café e a bica tem a ver com o processo de saída do café.

Se lhe dissermos que os “gaiatos” estão a jogar ao “bogalho”, que para pregar um prego na parede a ferramenta certa seria um “martins” ou que num dia de verão apetece um “rajá”, sabe a que nos estamos a referir?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s