Teatro Nacional São João cresce 47% em número de espectadores.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) apresentou a programação para o primeiro trimestre de 2016. O momento foi também de balanço, com Francisca Carneiro Fernandes, presidente do Conselho de Administração do TNSJ, a apresentar os resultados da gestão dos vários espaços da Casa – TNSJ, Teatro Carlos Alberto e Mosteiro de São Bento da Vitória – desde 2008 até 2015.

Até ao momento, cerca de 95 mil pessoas assistiram este ano aos espectáculos do TNSJ, considerando as digressões nacionais e internacionais, o que corresponde a um crescimento de 47 por cento, comparativamente a 2008. Em 2015, os espaços do TNSJ acolheram mais de 60 espectáculos, mais 30 por cento do que em 2008, e 777 récitas, um aumento de 96 por cento em sete anos. Francisca Carneiro Fernandes referiu também o esforço que tem vindo a ser levado a cabo na redução “ao mínimo dos custos de estrutura”. Registe-se que o orçamento da actividade programática do TNSJ sofreu um corte de 52 por cento entre 2008 e 2015, e de 86 por cento na realização de produções próprias, tendo ainda a indemnização compensatória decrescido 22 por cento.

No que toca à afirmação internacional, Francisca Carneiro Fernandes mencionou o facto de o TNSJ, único membro nacional da União dos Teatros da Europa (UTE), ter sido eleito unanimemente, após uma interrupção de dois anos imposta pelos Estatutos, para integrar novamente o Conselho de Administração da entidade que reúne os mais relevantes teatros europeus. Em novembro de 2016, o TNSJ será o anfitrião da assembleia geral da instituição.

Fonte: Teatro Nacional São João

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s