Teatro Nacional São João celebra o texto número 200 das Leituras no Museu de Serralves.

É já no domingo, dia 6 de dezembro, às 11h00, que a obra de cinco dramaturgos brasileiros contemporâneos vai estar em destaque na terceira edição das Leituras no Museu. A iniciativa, que teve início em 2014, conjuga o conceito dasLeituras no Mosteiro – projeto de leituras informais organizado mensalmente pelo Teatro Nacional São João (TNSJ) – com a programação do Museu de Serralves.

Marcos Barbosa, Cássio Pires, Cláudia Barral, Fábio Torres e Luís Indriunas são os autores cujos textos vão ser explorados durante a sessão que celebra ainda o momento em que vai ser lida a 200ª obra dramatúrgica das Leituras no Mosteiro. A terceira edição das Leituras no Museu conta com a participação de Jorge Louraço Figueira, que vem acompanhando de perto a nova geração de autores que emerge do outro lado do Atlântico.

Jorge Louraço Figueira é crítico de teatro no Jornal Público, dramaturgo residente d’O Teatrão, em Coimbra, e encenador. Escreveu várias obras, incluindo O Espantalho Teso, uma coprodução do TNSJ e T Zero apresentada em 2001, eVerás que Tudo é Verdade, sobre Folias, um grupo de teatro de São Paulo, no Brasil. Traduziu ainda peças de teatro, com destaque para Ricardo III, de William Shakespeare, e participou na Residência Internacional do Royal Court Theatre.

A sessão tem como ponto da partida Como (…) coisas que não existem, uma exposição sobre a 31ª Bienal de São Paulo. O evento decorre na galeria onde se apresenta o elemento central da obra Mujawara da Árvore-Escola (2014-2015), uma árvore de origem africana chamada baobá, integrada na mostra que está patente no Museu de Serralves até dia 17 de janeiro de 2016. As Leituras no Museu têm coordenação de Paula Braga e Nuno M. Cardoso e são de entrada gratuita.

Fonte: Teatro Nacional São João

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s