Artistas apresentam livro dedicado ao Pogo Teatro no Mosteiro de São Bento da Vitória.

É já na segunda-feira, 23 de novembro, que o Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV), no Porto, recebe o lançamento do livro POGO – um ajuste de contas com o futuro. A apresentação vai contar com a presença do artista sonoro e multimédia Fernando Fadigas, da atriz Micaela Cardoso, do artista e professor Pedro Cabral Santo e do encenador e realizador Ruy Otero, que também assina a direção editorial da obra. A sessão tem entrada gratuita e está agendada para as 18h30.

O Pogo Teatro foi fundado em 1993, em Lisboa, e é considerada uma das companhias de teatro mais inovadoras em Portugal. Reuniu, desde o início, criadores ligados ao teatro, à performance, ao vídeo, à literatura, à música, à moda e às artes plásticas, trabalhando numa espécie de laboratório que questiona a linguagem do próprio teatro enquanto universo autónomo.

O vídeo-teatro, o café-teatro, o cinema, a performance ou as artes plásticas são os vários tipos de expressão utilizados pelo Pogo Teatro. A companhia aposta num cruzamento de linguagens expressivas que resultam da sua reciclagem contemporânea em termos formais e técnicos e capazes de consagrar novos modelos ficcionais.

pogo-teatro

O livro, que tem edição do Pogo Teatro e design gráfico de Pedro Rufino, pretende documentar todas as aventuras artísticas do coletivo, reunindo diversos materiais como ensaios críticos, peças de teatro, guiões para televisão e cinema, desenhos, fotografias e um caderno especial com textos inéditos do escritor António Pocinho. A obra estará à venda no Centro de Documentação do Teatro Nacional São João (TNSJ) e terá um preço especial de 20 euros. Após o lançamento, o livro poderá ser adquirido por 45 euros.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. Em 2014, o TNSJ fechou o ano com mais de 115 mil espectadores, considerando as digressões nacionais e internacionais, e integrou na sua programação global mais de 50 espetáculos. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s