“Semanas do Tubarão” no SEA LIFE Porto

O rei dos mares é uma das espécies que gera maior curiosidade junto dos visitantes do SEA LIFE Porto. Apesar de serem, na sua maioria, inofensivos, os tubarões são vistos como temíveis predadores e associados a filmes e mitos de terror.

Para acabar com esta má reputação, o SEA LIFE Porto promove uma programação especial dedicada aos tubarões, com workshops, palestras e muita animação.

O SEA LIFE Porto sai em sua defesa, com uma programação inteiramente dedicada aos tubarões, de 12 a 29 de Novembro. Segundo Ana Ferreira, bióloga do SEA LIFE Porto, “os tubarões são geralmente falados pelas piores razões. Temos o caso recente do ataque ao surfista Mick Fanning. No entanto, a grande maioria das espécies é inofensiva e os ataques, embora naturalmente infelizes, são muito raros. É importante desmistificar esta imagem, sobretudo junto dos mais pequenos. Além disso, é importante sensibilizar para os perigos que ameaçam a sobrevivência de algumas espécies, como a pesca ilegal para obtenção exclusiva de barbatanas.”

SEA LIFE Porto_Semanas do Tubarão

Sabia que é mais provável morrer atingido por um raio ou a tirar uma selfie, do que devido a um ataque de tubarão? Por natureza, o tubarão não caça seres humanos, apenas os confunde com as suas presas de eleição – as focas e os leões-marinhos. No entanto, o seu talento como predador tornou-o num vilão dos mares.

Todos os dias, haverá palestras especiais sobre os tubarões, em que os elementos da equipa de biologia do SEA LIFE Porto irão explicar as diferenças entre as várias espécies, as espécies mais frequentes na nossa costa, as principais ameaças à sua sobrevivência, bem como desvendar alguns mitos falsos.

Para os mais pequenos, haverá workshops temáticos aos fins de semana, das 11h00 às 18h00: Criação de um Origami Tubarão (14 e 15 de novembro), Criação de um Fantoche Tubarão (21 e 22 de novembro) e Criação de uma Barbatana de Tubarão (28 e 29 de novembro). Também aos fins de semana haverá a visualização de um filme de animação infantil, ligado à temática dos tubarões.

Como não poderia deixar de ser, o Sharky, mascote do SEA LIFE Porto que como o nome indica representa um tubarão, irá animar o festival, dentro e fora de portas. A mascote irá oferecer entradas especiais, com oferta de um quiz, um livro de atividades e um chapéu de tubarão. Além disso, haverá passatempos-surpresa para visitantes com oferta de prémios.

O SEA LIFE Porto alberga atualmente 14 tubarões, de sete espécies diferentes. Entre estas encontram-se Tubarão-pontas-negras, o Tubarão-de-Port-Jackson, o Tubarão-viola, o Tubarão-lixa, o Tubarão Bambu Cinzento, o Cação (também conhecido por Pata Roxa) e o Tubarão Bambu Pintas Brancas.

Curiosidades sobre os tubarões do SEA LIFE Porto:

Tubarão-pontas-negras: para respirar, não pode parar de nadar e portanto está em permanente movimento.

Tubarão-de-Port-Jackson: há quem diga que se assemelha a um porco, pela forma robusta da sua cabeça e há quem o compare com o buldogue, por ter a cabeça grande e o focinho achatado. Uma das curiosidades desta espécie é que machos e fêmeas andam sempre separados e só se juntam na época reprodutiva.

Tubarão-viola: extremamente curioso e amistoso, não gosta da proximidade com outras criaturas, preferindo nadar sozinho.

Tubarão-lixa: é conhecido como tubarão-enfermeiro porque têm dois barbos entre as narinas, que parecem as pinças dos enfermeiros. Os tubarões-lixa gostam de dormir todos empilhados, podendo formar-se pilhas de mais de 30 tubarões.

Sobre o SEA LIFE Porto:

Com 2.200 metros quadrados de área, o SEA LIFE, no Porto, é um espaço de cultura, entretenimento e aprendizagem que rapidamente se tornou num ex-líbris da “Invicta”. Além de proporcionar a milhares de visitantes uma experiência única de descoberta das maravilhas do mundo marinho, promove a conservação das espécies pela via da consciencialização social e da educação.

O peixe-palhaço, o peixe-dragão, o tubarão-de-pontas-negras e os cavalos-marinhos são apenas quatro das centenas de diferentes espécies marinhas e de água doce que, actualmente, habitam em cada um dos 31 aquários instalados, além do túnel subaquático – o primeiro do Pais e que atravessa mais de 500.000 litros de água!


CONTACTOS

SEA LIFE Porto, S.A. | 1ª Rua Particular Castelo Queijo | 4100-379 Porto

Tlf: 22 619 04 00

Email: slcporto@merlinentertainments.biz

Site: https://www.visitsealife.com/porto

Facebook: https://www.facebook.com/sealifeportugal


HORÁRIOS

Seg-Sexta | 10h00 – 18h00

Sáb e Dom | 10h00–19h00

Última entrada: 45 min antes do fecho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s