EVS 2015: O mais saboroso encontro de vinhos à beira Tejo

Estando o Porto no epicentro mediático do panorama internacional dos vinhos, não haverá, dir-me-ão, razões para nesta rubrica mencionar eventos realizados fora da área geográfica da região – excepto, digo eu, em casos de excepcional importância. É precisamente um desses casos que hoje abordamos. O «Encontro com o Vinho e Sabores» é um ponto incontornável do calendário anual dos enófilos portugueses. Se o Porto tem a Essência do Vinho no Palácio da Bolsa, Lisboa não se acomoda e elege este delicioso Encontro como o apogeu do seu ano vínico. A edição de 2015 realiza-se já no final desta semana, de 30 de Outubro a 2 de Novembro. Se estava a considerar ir passar um fim-de-semana a terras alfacinhas, não hesite: aproveite e dê um salto ao Centro de Congressos da Junqueira para provar o que de melhor se tem feito no sector do vinho em Portugal – desde Fevereiro último, pelo menos, data da Essência no Porto.

Este ano o programa conta com uma dezena de provas singulares e imperdíveis. No primeiro dia, 30 de Outubro, o destaque vai para as provas de dois colossos da história da viticultura nacional: a marca Duas Quintas que, ao comemorar os seus 25 anos, promove um wine flight apresentado por João Nicolau de Almeida; e a Fonseca, casa de um dos melhores Vintages do mundo, que em tempo de comemoração do bicentenário da Empresa apresenta os seus maiores vinhos pela mão do enólogo David Guimaraens.

No Sábado dia 31 haverá lugar a uma apresentação de exemplares da região húngara de Tokay. A marca Tokaj Classic será apresentada pelos seus fundadores, Andras e Phyllis Bruhacs, num evento promovido pela distribuidora nacional, a Garcias Gourmet. Ao grande João Paulo Martins é concedido espaço e tempo para que nos demonstre a evolução dos excepcionais tintos que marcaram a vindima de 2005, dez anos volvidos. Finalmente, voltamos ao Douro, desta vez pela mão da família Symington. Charles Symington, o enólogo do grupo familiar inglês, apresentar-nos-á uma prova vertical da qual farão parte os melhores Portos Vintage da Quinta dos Malvedos, uma das mais icónicas propriedades do Douro.

No último dia aberto ao público – já que a segunda-feira permanece exclusiva a profissionais do sector – será marcado pelo mesmo tom cosmopolita, eclético e exuberante que os anteriores. Paulo Laureano, um dos enólogos mais profícuos e versáteis do nosso país, apresentará uma sessão sob o tema «O carácter do “terroir” Vidigueira expresso». Luís Ramos Lopes trará o Dão à beira Tejo, numa prova em que se servirão vinhos de doze produtores que contribuíram para o elevado reconhecimento e notoriedade que a região detém hoje em dia. O dia termina com chave de ouro nos antípodas do torrão lusitano. Será a vez da Penfolds, o gigante australiano, exibir os seus dotes ao publico português, tão pouco habituado a visitantes destas latitudes. A prova será patrocinada pela Vinalda, distribuidores da marca em Portugal.

Por estas e tantas outras razões, impõe-se a presença de qualquer apreciador de (deliciosa redundância) “sabores” neste encontro imperdível de todos com todos à volta do vinho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s