Palácio de Cristal é o vencedor das “Sete Maravilhas Desaparecidas do Porto”

“Entre os 32 candidatos em votação na página Porto Desaparecido, o Palácio de Cristal foi o mais votado.


A tendência de votos registada nos últimos dias não se alterou e o Palácio de Cristal tornou-se mesmo a primeira maravilha desaparecida do Porto, segundo uma votação que esteve a decorrer na página de Facebook Porto Desaparecido.

Com 744 votos (de um total de 5.457), o Palácio de Cristal venceu esta eleição entre 32 candidatos. Era um edifício espantoso de ferro e vidro construído pelo arquiteto inglês Thomas Dillen Jones para acolher a Exposição Internacional do Porto, em 1865. Inspirado no Crystal Palace londrino, o Palácio de Cristal, com três naves com 150 metros de comprimento por 72 de largura, foi durante quase um século um ex-líbris do Porto, até que em 1951 foi demolido para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos (atual Pavilhão Rosa Mota).

Sessenta e quatro anos depois, o Palácio de Cristal torna-se a primeira maravilha desaparecida do Porto.

Na segunda posição, com 556 votos, ficou a Calçada portuguesa e o Jardim do Aliados, construídos em 1882 à imagem do que fora feito, uns anos antes, no Rossio, em Lisboa. Em 2005, no âmbito de um projeto de arranjo urbanístico dos arquitetos Siza Vieira e Souto Moura, o pavimento foi substituído por granito.

Com 406 votos, a ponte Pênsil, cujo nome oficial era ponte D. Maria II, ficou na terceira posição. Aberta ao público a 17 de fevereiro de 1843, funcionou durante 45 anos até que foi substituída pela Ponte D. Luís, construída ao seu lado. Restam apenas os pilares e as ruínas da casa do guarda.”

Fonte: Porto Desaparecido

One Reply to “Palácio de Cristal é o vencedor das “Sete Maravilhas Desaparecidas do Porto””

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s